|
Pós-graduado em Endodontia
Especialista e Mestre em Dentística - UNG
Prof. Departamento de Dentística da Universidade Guarulhos - UNG
Prof. Coordenador de Morfologia aplicada - UNG
Prof. Curso de Estética APCD- Saúde
Prof. Coordenador do Curso de Estética Avançada do Ateliê Dr. Luis Gustavo
Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética
Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica
1-
Qual a grande tendência de odontologia estética
hoje?
Creio que a
grande Tendência da Odontologia é cuidar da saúde do seu Paciente e isso se
aplica a Odontologia Estética também, conhecer, saber indicar e utilizar as
diversas especialidades na otimização do resultado final é fundamental para o
sucesso do tratamento, ser o mais conservador possível e preservar ao máximo a
estrutura dental sadia deve estar permeado em nossos atos. Acredito muito que o planejamento aliado à previsibilidade, estudo e ética profissional são os princípios lógicos para a chave
do sucesso. Hoje investimos muito na individualização de cada caso clínico,
tentando suprir ao máximo todos os anseios de nossos pacientes. Na nossa
concepção o que rege as tendências da Odontologia Estética é a busca sempre do
melhor, é se superar a cada caso é ver o brilho nos olhos de nossos pacientes e
dizer “Hoje fiz o meu Melhor”; para isso é fundamental estarmos vinculados a
cursos, a revistas científicas, ter foça de vontade e principalmente paciência
para a vida. Seria tendencioso em falar faça Resina ou faça Cerâmica, na verdade faço o que for melhor para o
paciente, embasado em um minucioso Planejamento Clínico.
2-
Existe um kit de resina ideal?
Procuro sempre que
possível, entre Universidade, Clínica e Cursos, ler muitos artigos sobre resina
composta. Considero a resina um dos materiais mais difíceis de se manipular e acho
que posso extrair dela o máximo que ela pode me proporcionar, mas acredito
fielmente que um sistema de resina composta não é capaz de suprir todas as
necessidades clinicas. O que observo é que cada resina tem suas
particularidades. Perpetuo
minha concepção com um livro clássico de dois dos maiores restauradores que acompanho, Didier Dietschi & Roberto
Spreafico, onde dizem que nunca vai existir um sistema restaurador ideal que
supra todas as necessidades do Clinico Geral. O que posso afirmar é que em 100%
dos meus casos clínicos finalizo com uma resina nanoparticulada, devido a sua
grande esculpibilidade e ao polimento fantástico que nos proporciona.
3-
Para dentes posteriores, o que você acha da
“técnica do carimbo”?
A Técnica do “Carimbo”
é muito interessante, eu vi essa técnica pela primeira vez no ultimo congresso
da Revista Clinica, na palestra brilhante do Prof. Edson Araujo, que demostrou
em vídeo, o passo a passo. Quando cheguei à Universidade a qual faço parte do
Departamento de Dentística, comecei a procurar alunos para testar se realmente
aquela técnica funcionava , o que posso adiantar é que depois de 3 tentativas
consegui um resultado perfeito com quase “zero” de ajuste oclusal. Hoje depois de ter feito mais de 10
casos, o que observo é que todos eles sem exceção estão em perfeito estado.
Entretanto ressalto que a técnica restauradora, propriamente dita, é apenas uma
das fases críticas do processo restaurador. A sensibilidade de desenvolver um
caso clínico duradouro deve sempre estar ligado a todos os passos
interdependentes por qual passamos, desde a anestesia ate o polimento final.
Infelizmente observamos que a venda indiscriminada de restaurações em resina
composta sem o mínimo de conhecimento eleva a taxa de insucesso clínico
colocando em” xeque” o operador e o material.
4-
Quais os princípios básicos para a análise
estética do sorriso?
Bom, a análise do
sorriso é totalmente dependente da análise facial uma vez que dependemos de um
mínimo de beleza estrutural para denotar a qualidade do resultado final de
nossa composição estética. Portanto identificar algum tipo de assimetria facial
é identificar que o caso esta comprometido. Tomaremos por base que um paciente
chegue à nossa clínica para reabilitarmos somente o sorriso, visto que não
apresenta nenhuma discrepância facial, o que realmente analisamos é: Tecido Gengival, relação dentolabial, relação
dental e por fim um estudo de cores detalhados. Mas ressalto que, para tal,
necessitamos de um material imprescindível para o Cirurgião Reabilitador
Estético, Uma maquina Fotográfica Profissional
com tomadas específicas que nos elevarão a taxa de sucesso final.
5-
Você utiliza pigmentos nas suas restaurações de
resina composta. Eles são fundamentais para alcançar alta estética com resinas
compostas?
Quando nos
referimos a dentes posteriores há controvérsias. Já tive que refazer
restaurações por pacientes que não gostaram da pigmentação dos sulcos. Acho
fundamental para a clínica diária que esse processo seja muito bem discutido
com o paciente assim evitamos problemas futuros.
Já quando nos
referimos a dentes Anteriores, conseguimos otimizar alguns casos clínicos com
pigmentos intrínsecos principalmente quando não temos espaços para trabalharmos
com resinas de esmalte acromáticos, nesse ponto vou um pouco mais a fundo, os
pigmentos são fundamentais e me proporcionam preservar estrutura dental sadia.
Tenho aceitação em 100% dos meus casos.
6-
O mock-up é indispensável para reabilitações
estéticas dos dentes anteriores? Como você faz o mock-up estético?
Quando comecei a
realizar restaurações de dentes anteriores, tínha que fazer todo o trabalho à mão livre. Hoje, com a
evolução da técnica, nos privilegiamos de obter um guia através de um
processo pré- restaurador chamado de Enceramento Diagnóstico, mas a evolução
foi além e começamos então a levar esse enceramento para a boca com uma técnica simples
e eficiente . Com o aumento da demanda de restaurações estéticas com
resina composta direta, eu e minha equipe criamos um protocolo de trabalho o
qual consideramos ser imprescindível. Envolvido
nesse protocolo está o Mock up. Não
fazemos mais nenhum caso sem a prova do enceramento e a aprovação do Paciente.
Compilamos o maior numero de dados possíveis até o ato operatório. Acredito que
assim evitamos intercorrências durante nosso trabalho. Todavia, esse simples e
eficaz procedimento engloba uma serie de passos envolvendo a moldagem com
silicone de adição, obtenção de um modelo de trabalho sem stress e totalmente
fidedigno. Ainda na mesma sessão faço o registro de mordida e protocolo fotográfico incluindo cabeça e
pescoço. Enviamos o máximo de dados possíveis ao Técnico em Prótese Dentária
para a realização do enceramento diagnóstico, pós confecção do enceramento. Com
um silicone de condensação moldamos o
enceramento e obtemos a matriz. Na mesma sessão afastamos e protegemos o tecido
gengival com fio afastador 000 e isolamos os dentes, a serem tratados, com vaselina sólida.
Finalizando o processo, aplicamos a resina
Bis-acrilica na matriz e levamos em posição na cavidade oral. Passado o
tempo de reação de presa, removemos a matriz e todos o excesso . O mais
importante em nosso procedimento é deixar o paciente à vontade frente ao
espelho por 5 minutos assim ele decide se deve aceitara as mudanças ou não.
7-
O que o clínico geral precisa saber para
realizar restaurações em dentes anteriores com estética satisfatória?
É importante que o
clínico se conscientize que para oferecer um tratamento elaborado ao paciente. Este precisa se atualizar, se permitir conhecer novas técnica treinar em
bancada e, principalmente, persistir. Dentes anteriores de composição ou o
Cirurgião ganha o paciente ou ele perde o paciente. Essa carga de
responsabilidade nos leva a tentar atingir a excelência, pois trabalhamos no
“fio da navalha’’ e nosso compromisso é poder oferecer um trabalho de
ponta.
8-
Você tem algum dentista que trabalhe com resina
composta e que te inspira?
Muitos me inspiram em
12 anos de profissão nunca vi um Cirurgião Dentista com tanto conhecimento
técnico e teórico que nem o Prof. Sidney Kina, o qual tive o prazer de conhecer. Além dele, o Roberto Spreafico, Didier Dietschi, Claudio Pinho (o qual tive a oportunidade de
fazer um curso excepcional), Newton Fahl , Pascal Magne, Ronaldo Hirata. E eu ainda não
poderia deixar de ressaltar o grande pai de todos o Prof. Luiz Narciso
Baratieri. Me inspiro também nos grandes ceramistas, como o Paulo Battistella, Alberto Calazans, Marcos Celestrino, Michel
Magne, Murilo Calgaro! Enfim, sempre procuro me apoiar nos melhores,
porque um dia quero ser um deles.
Entrevista realizada por Eduardo Souza Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário